Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Autoestrada mais elevada do mundo é aberta ao tráfego

Foto aérea tirada em 28 de janeiro de 2021 mostra uma sessão da via expressa Lhasa-Nagqu (à direita) e a ferrovia Qinghai-Tibet na Região Autônoma do Tibet, sudoeste da China. (Xinhua/Jigme Dorje)

Lhasa – A via expressa mais elevada do mundo, entre a cidade de Nagqu e Lhasa, capital da Região Autônoma do Tibet, sudoeste da China, entrou em operação neste sábado, com a abertura da seção final de 227 km entre Nagqu e Yangbajain, de acordo com o Ministério do Transporte.

A via expressa Nagqu-Lhasa, com uma extensão de 295 km e a altitude média superior a 4.500 metros, faz parte da autoestrada que liga Beijing e Lhasa, e é a primeira rodovia que liga Lhasa e as pastagens do norte do Tibet.

Sua operação reduzirá o trajeto entre Lhasa e a cidade de Nagqu para três horas ante as mais de seis horas anteriormente.

A via ampliará significativamente a capacidade de transporte e melhorará o nível de segurança do corredor conectando Tibet à Província de Qinghai, no noroeste da China, informou o ministério.

A seção Yangbajain-Lhasa da via expressa foi aberta ao tráfego em outubro de 2020.

Sair da versão mobile