Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Biden nomeia Nicholas Burns embaixador na China

Foto tirada em 24 de setembro de 2015 mostra as bandeiras nacionais da China (D) e dos Estados Unidos, bem como a bandeira de Washington D.C. na Constitution Avenue em Washington, capital dos Estados Unidos. (Xinhua/Bao Dandan)

Washington – O presidente Joe Biden pretende nomear Nicholas Burns, professor de Harvard e diplomata veterano, para servir como embaixador dos EUA na China, anunciou a Casa Branca nesta sexta-feira.

Burns, 65 anos, atualmente é professor de relações internacionais da Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard.

Anteriormente, ele ocupou cargos importantes nas administrações democrata e republicana em seus 27 anos de serviço governamental e terminou sua carreira servindo como subsecretário de Estado para Assuntos Políticos de 2005 a 2008, o terceiro oficial no ranking do Departamento de Estado.

Ele foi embaixador dos EUA na OTAN de 2001 a 2005 e antes disso serviu como porta-voz do Departamento de Estado e embaixador na Grécia. Ele também trabalhou para o Conselho de Segurança Nacional na Casa Branca sob os então presidentes George H.W. Bush e Bill Clinton, segundo o Departamento de Estado.

Biden também nomeou Rahm Emanuel, ex-prefeito de Chicago e chefe de gabinete da Casa Branca do ex-presidente Barack Obama, como embaixador no Japão.

Ambas as nomeações requerem confirmação do Senado.

Sair da versão mobile