Shenyang, 20 ago – Duas grandes siderúrgicas chinesas, Ansteel e Ben Gang Group Corporation, fecharam um acordo nesta sexta-feira para iniciar sua fusão e reestruturação, formando a terceira maior siderúrgica do mundo.
De acordo com o acertado, o dono da Ben Gang, a Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais da Província de Liaoning, transferirá uma participação majoritária de 51% para a Ansteel, tornando a Ben Gang uma subsidiária da Ansteel.
Após a fusão, a Ansteel terá uma capacidade de produção anual de 63 milhões de toneladas de aço bruto, ocupando o terceiro lugar mundial, atrás da China Baowu Steel Group Corporation Limited e da ArcelorMittal, com sede em Luxemburgo.
A fusão aumentará a consolidação do setor siderúrgico, intensificará o desenvolvimento de alta qualidade para a indústria e forjará uma empresa siderúrgica de classe mundial, de acordo com um comunicado divulgado pela Ansteel, ou Angang Steel Co., Ltd.
Fundadas em respectivamente 1916 e 1905, tanto Ansteel quanto Ben Gang estão localizadas na Província de Liaoning, no nordeste da China.
“Após o realinhamento, realizaremos a integração de recursos e o desenvolvimento coordenado em pesquisa e desenvolvimento e compras e vendas, contribuindo para a revitalização de Liaoning e do nordeste da China”, disse Tan Chengxu, presidente da Ansteel.
Até 2025, a Ansteel terá uma produção anual de cerca de 70 milhões de toneladas de aço bruto e 50 milhões de toneladas de concentrado de ferro, gerando cerca de 300 bilhões de yuans (US$ 46,3 bilhões) em receita operacional.