Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Astronautas chineses saem da espaçonave para segunda atividade extraveicular

Imagem da tela tirada no Centro de Controle Aeroespacial de Beijing em 20 de agosto de 2021 mostra os astronautas chineses conduzindo atividades extraveiculares fora do módulo central da estação espacial Tianhe. (Xinhua/Tian Dingyu)

Beijing, 20 ago – Os astronautas chineses Nie Haisheng e Liu Boming saíram do módulo central da estação espacial Tianhe às 10h12 (horário de Beijing) nesta sexta-feira para realizar atividades extraveiculares (EVAs) pela segunda vez, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês).

Nie abriu a escotilha da cabine do nó da Tianhe às 8h38 da manhã, informou a CMSA.

Usando os trajes espaciais de nova geração de unidades de mobilidade extraveicular de fabricação nacional, Feitian, que literalmente significa “voar para o espaço”, os dois astronautas completaram a instalação dos suportes para os pés e da plataforma de trabalho extraveicular no braço mecânico, relatou a agência.

Eles continuarão a trabalhar juntos para instalar outros equipamentos extraveiculares relevantes com a ajuda do braço mecânico, acrescentou.

O astronauta Tang Hongbo permanece dentro da Tianhe em cooperação com Nie e Liu para suas EVAs.

Os três astronautas foram enviados para o espaço a bordo da nave espacial Shenzhou-12 em 17 de junho. Liu e Tang concluíram as primeiras EVAs durante a construção da estação espacial do país em 4 de julho.

Sair da versão mobile