Beijing, 20 ago – Astronautas chineses completaram suas atividades extraveiculares (EVAs, na sigla em inglês) e retornaram ao módulo central da estação espacial Tianhe, informou nesta sexta-feira a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, na sigla em inglês).
Trata-se da segunda vez que os astronautas realizaram EVAs durante a construção da estação espacial do país. A CMSA declarou que as EVAs foram um sucesso total.
Os taikonautas Nie Haisheng e Liu Boming deixaram o módulo central pela manhã e completaram todas as tarefas programadas após aproximadamente seis horas de EVAs.
Eles retornaram ao módulo central da estação espacial às 14h33 (horário de Beijing), cerca de uma hora antes do previsto, de acordo com a CMSA.
Seu colega Tang Hongbo ficou dentro da Tianhe em cooperação com Nie e Liu para suas EVAs.
As tarefas programadas de EVAs, incluindo instalação de conjuntos de bombas extraveiculares e levantamento de câmera panorâmica, foram realizadas com estreita coordenação entre o espaço e a Terra, bem como entre os astronautas dentro e fora da espaçonave.
As EVAs testaram ainda o desempenho e a função das unidades de mobilidade extraveicular de nova geração e de fabricação nacional e a coordenação entre os astronautas e o braço mecânico, bem como a confiabilidade e segurança dos equipamentos de suporte pertinentes às EVAs, disse a CMSA.
Os três astronautas foram enviados ao espaço a bordo da nave espacial Shenzhou-12 e entraram na Tianhe em 17 de junho. Liu Boming e Tang Hongbo completaram as primeiras EVAs em 4 de julho.
A tripulação da nave espacial Shenzhou-12 continuará realizando os experimentos espaciais científicos e tecnológicos antes de seu retorno planejado em meados de setembro.
Antes de seu retorno, a nave espacial Shenzhou-12 realizará testes de circunavegação e acoplamento radial, acrescentou a CMSA.