Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Taxa de crescimento do comércio exterior da China atinge alta de 10 anos

Foto aérea tirada em 13 de julho de 2021 mostra um terminal de contêineres em Jiaxing, na Província de Zhejiang, no leste da China. (Xinhua/Long Wei)

Beijing, 11 ago – O volume do comércio exterior, das exportações e importações da China, atingiu recordes nos primeiros sete meses de 2021, enquanto suas taxas de crescimento anual estabeleceram altas de 10 anos em comparação com o mesmo período dos anos anteriores, informou o Ministério do Comércio nesta terça-feira.

O total de importações e exportações do país expandiu 24,5% ano a ano, para 21,34 trilhões de yuans (US$ 3,3 trilhões) de janeiro a julho. As exportações cresceram anualmente 24,5% em agosto, enquanto as importações saltaram 24,4% nos primeiros sete meses, mostraram os dados da Administração Geral das Alfândegas.

Em julho, as importações e exportações subiram 11,5% ano a ano, para 3,27 trilhões de yuans, com o volume se tornando o segundo maior da história somente depois disso, em junho, de acordo com o ministério.

As exportações da China para mercados desenvolvidos como Estados Unidos, União Europeia e Japão aumentaram 22,6% nos primeiros sete meses de 2021. Seu comércio com os mercados emergentes continuou a crescer, com as exportações para a Associação das Nações do Sudeste Asiático, América Latina, África e outros mercados emergentes subindo 26,5% ano a ano, impulsionando o crescimento geral das exportações em 13 pontos percentuais, detalhou a pasta.

Várias entidades de mercado têm sido dinâmicas no comércio exterior, acrescentou.

As exportações das empresas privadas cresceram 30,1% anualmente nos primeiros sete meses, as exportações de empresas financiadas por estrangeiros subiram 17,9% e as exportações de empresas estatais aumentaram 16,7%.

Quase 95% das novas empresas que se envolveram no comércio exterior de janeiro a julho deste ano são de propriedade privada.

Novos motores de crescimento para o comércio exterior continuaram a crescer. No primeiro semestre do ano, as exportações de comércio eletrônico transfronteiriço cresceram 44,1% ano a ano. Impulsionadas pelos veículos de nova energia, as exportações de automóveis subiram 102,5%, um recorde em relação ao mesmo período dos anos anteriores.

Apesar do rápido crescimento do comércio exterior, a recuperação econômica ainda enfrenta incertezas devido à pandemia e aos riscos nas cadeias industrial e de suprimentos, disse o ministério.

Sair da versão mobile