Zhengzhou, 6 ago – Sun Chunlan, vice-primeira-ministra da China, inspecionou Zhengzhou, capital da Província de Henan, no centro da China, afetada pelo vírus. Ela ordenou a implementação imediata de medidas anti-epidêmicas para conter a propagação da COVID-19.
Sun, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, exortou o aceleramento das investigações sobre pessoas-chave, como contatos próximos, e realizar testes de ácido nucléico em toda a cidade. Ela indicou que lições devem tiradas no caso das infecções hospitalares.
Sun visitou imediatamente a cidade após assistir a uma teleconferência realizada na quarta-feira em Beijing pelo mecanismo conjunto de prevenção e controle contra a COVID-19 do Conselho de Estado.
Sun inspecionou vários locais, incluindo o centro provincial de controle e prevenção de doenças, um local de testes de ácido nucléico, uma comunidade residencial e o sexto hospital popular de Zhengzhou, onde ocorreram as infecções hospitalares que se espalharam para o restante da cidade.
Após aprender sobre o controle de infecções hospitalares e outras medidas anti-epidêmicas da cidade, ela exigiu relatórios imediatos e quarentena de infecções, manifestando tolerância zero para infecções hospitalares.
As autoridades de todo o país devem aumentar ainda mais o seu senso de responsabilidade em meio ao recente ressurgimento da COVID-19 em múltiplas regiões, indicou ela.
As autoridades locais do partido e do governo devem ser treinadas com políticas, diretrizes e conhecimento profissional sobre a prevenção e controle de doenças, de modo a melhorar sua capacidade de resposta a emergências, acrescentou Sun.
A ministra também solicitou ao Conselho de Estado o mecanismo conjunto de prevenção e controle contra a COVID-19 para supervisionar e inspecionar a implementação de políticas de prevenção e controle de epidemias em todas as regiões.