Fuzhou, 5 ago – O tufão Lupit fez sua segunda aterrissagem nesta quinta-feira na Província de Fujian, sudeste da China, trazendo fortes chuvas e forçando a evacuação de milhares de pessoas.
O tufão tocou o solo no distrito de Dongshan na cidade de Zhangzhou por volta das 16h50, com uma velocidade máxima de vento de 18 metros por segundo próximo a seu centro, segundo o observatório meteorológico de Fujian.
Isso ocorreu poucas horas após o nono tufão deste ano ter atingido a cidade de Shantou, na Província de Guangdong, sul da China, por volta das 11h20 da manhã de quinta-feira, informou o Centro Meteorológico Nacional.
Até as 18h, a Província de Fujian já tinha evacuado 25.000 pessoas de áreas perigosas e convocado 153 barcos de pesca para o porto, de acordo com o departamento de gestão emergencial da província.
No total, 218 portos e pontos turísticos costeiros, bem como 88 linhas de balsas, foram fechados.
Cidades como Fuzhou e Zhangzhou iniciaram uma resposta emergencial para inundações e enchentes em meio a chuvas torrenciais trazidas pelo Lupit, e especialistas alertaram para elevados riscos de desastres geológicos, já que se espera que o tufão se prolongue nas áreas costeiras da província.