Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Cientistas de quatro países do BRICS realizarão sequenciamento genômico e modelagem matemática da pandemia de COVID-19

Nova Deli, 6 ago – Cientistas de quatro países do BRICS realizarão o sequenciamento genômico do SARS-CoV-2 e estudos sobre a epidemiologia e modelagem matemática da pandemia de COVID-19 em andamento, informaram autoridades indianas nesta sexta-feira.

Os países são Índia, China, Rússia e Brasil.

“Isso ajudará a rastrear mutações genéticas, recombinações, bem como a distribuição do vírus e também a fazer projeções sobre o futuro de sua disseminação”, diz um comunicado emitido pelo Ministério Federal de Ciência e Tecnologia da Índia.

De acordo com a pasta, o sequenciamento do genoma completo é necessário para a identificação de mutações genéticas e recombinações do vírus, enquanto estudos epidemiológicos podem ajudar a avaliar sua distribuição e a modelagem matemática é necessária para avaliar sua disseminação futura.

Oficiais disseram que, sob a pesquisa apoiada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia, Índia e Brasil avaliarão a distribuição de SARS-CoV-2 em amostras ambientais por meio de análise de metagenoma para vigilância epidemiológica baseada em águas residuais (WBE), enquanto cientistas chineses e russos farão a detecção por PCR em tempo real do SARS-CoV-2 em material biológico (swabs nasofaríngeos) de pacientes com sintomas de doenças respiratórias e investigarão a variabilidade genômica, genômica comparativa e análise filogenética.

“Os dados genômicos, metagenômicos e epidemiológicos da Índia, China, Rússia e Brasil serão integrados para desenvolver modelos matemáticos para análise de mutações, genética populacional, relação filogenética, análise de recombinação e avaliação de risco para revelar a rede de disseminação e a dinâmica do vírus”, segundo o ministério.

“Isso pode ajudar a rastrear as rotas de disseminação e a dinâmica do vírus. O banco de dados desenvolvido pelos diferentes grupos também comparará a distribuição e a sobrevivência do vírus nas diferentes regiões e estabelecerá a vigilância do sistema de alerta precoce relativo”.

Agência Xinhua