Beijing, 2 ago – A China já entregou 350 milhões de doses de vacinas aos co-iniciadores da Iniciativa da Parceria do Cinturão e Rota em Cooperação sobre Vacinas contra COVID-19, anunciou nesta segunda-feira o Ministério das Relações Exteriores.
A pasta revelou em um comunicado à imprensa que o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, presidiu a Conferência de Alto Nível da Ásia Pacífico sobre a Cooperação do Cinturão e Rota em junho deste ano. Durante a reunião, a China e 28 países lançaram em conjunto a Iniciativa da Parceria do Cinturão e Rota em Cooperação sobre Vacinas contra COVID-19, apelando para uma cooperação mais forte na assistência, exportação e produção conjunta de vacinas.
A China vem implementando ativamente a iniciativa e chegou a acordos de cooperação com os co-iniciadores sobre 775 milhões de doses de vacinas, inclusive na forma de concentrados vacinais, dos quais 350 milhões de doses foram entregues.
As empresas chinesas começaram uma produção conjunta com quatro co-iniciadores e estão discutindo para incluir outros países interessados, destacou a pasta.
A China está disposta a avançar os esforços com os parceiros do Cinturão e Rota para promover a distribuição equitativa de vacinas em escala mundial e aumentar a acessibilidade às vacinas nos países do Cinturão e Rota e outros países em desenvolvimento, salientou o ministério.