Shanghai, 30 jul – Dois navios da guarda costeira despachados pela Guarda Costeira da China (GCC) zarparam de Shanghai na sexta-feira para o Oceano Pacífico Norte para fazer cumprir a lei de pesca.
As duas embarcações farão um cruzeiro em alto mar do Oceano Pacífico Norte durante uma patrulha de 31 dias, de acordo com o GCC.
A missão visa reforçar a supervisão dos barcos de pesca que operam nos mares do Oceano Pacífico Norte, de acordo com a resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas e a Convenção sobre a Conservação e Gestão dos Recursos Pesqueiros de Alto Mar no Oceano Pacífico Norte, disse a GCC.
Os navios da guarda costeira também vão reprimir a pesca ilegal e embarcar para inspecionar embarcações pesqueiras suspeitas de violações, observou a GCC.
Trata-se da primeira missão de cruzeiro dos navios da guarda costeira chinesa em alto-mar no Oceano Pacífico Norte desde a aprovação da lei da guarda costeira neste ano, disse a GCC, acrescentando que tais missões são importantes para manter a ordem da produção pesqueira e proteger recursos marinhos.