Duchambe, 28 jul – O conselheiro de Estado e ministro da Defesa Nacional chinês, Wei Fenghe, e o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, prometeram nesta quarta-feira salvaguardar a paz, a segurança e a estabilidade regionais.
Wei e Shoigu fizeram as observações durante a reunião à margem de uma reunião de ministros da Defesa dos Estados-membros da Organização de Cooperação de Shanghai.
Diante da pandemia de COVID-19 e das profundas mudanças em todo o mundo, as relações China-Rússia mostraram grande resiliência e se tornaram uma força estabilizadora muito importante para o mundo de hoje, disse Wei.
Ele observou que os dois chefes de Estado anunciaram conjuntamente a extensão do Tratado China-Rússia de Boa-Vizinhança e Cooperação Amigável durante suas conversações via link de vídeo em junho, demonstrando ao mundo a vontade comum dos dois países de levar adiante o espírito do tratado, fortalecer a boa-vizinhança e a amizade, e se apoiar firmemente.
Wei enfatizou que os dois países devem continuar a fortalecer a coordenação estratégica integral e sob todas as condições climáticas e manter o desenvolvimento estável e de alto nível das relações China-Rússia.
Em resposta à mudança da situação no Afeganistão e na Ásia Central, e para combater conjuntamente o terrorismo, os dois lados devem coordenar a posição um do outro, chegar a consensos, fortalecer a cooperação, acertar ações, salvaguardar resolutamente os interesses essenciais da China e da Rússia, e defender firmemente a equidade e a justiça internacionais, bem como a segurança e a estabilidade regionais, acrescentou.
Por sua vez, Shoigu ressaltou que a relação da Rússia com a China é uma importante prioridade de suas relações exteriores.
Nos últimos anos, a cooperação entre as forças armadas dos dois lados vem se expandindo continuamente e tem alcançado resultados frutíferos, atingindo um alto nível sem precedentes e dando exemplo para países ao redor do mundo, disse ele.
Shoigu destacou que a Rússia está disposta a fortalecer ainda mais a cooperação militar e militar-tecnológica com a China, e manter o bom impulso da cooperação bilateral em exercícios e treinamentos conjuntos, jogos militares e intercâmbios entre academias militares.
Em um momento em que há crescentes incertezas na situação de segurança regional, a Rússia presta muita atenção aos novos desenvolvimentos no Afeganistão e na Ásia Central, e atribui grande importância à posição da China sobre a questão afegã, disse ele.
A Rússia está pronta para coordenar e cooperar com a China e outros países da região para fazer esforços positivos para salvaguardar a paz e a estabilidade regionais, acrescentou.