Beijing, 29 jul – Carros sem motorista em breve serão testados em vias expressas na capital chinesa, Beijing, já que a autoridade municipal aprovou a abertura gradual de vários trechos de vias expressas para veículos não tripulados.
Uma via expressa de 10 km entre o quinto e o sexto anel viário da cidade será inaugurada primeiro. Seis outras seções de vias expressas serão abertas posteriormente para adicionar outro trecho de 143 km às estradas de teste de alta velocidade da cidade para veículos sem motorista, de acordo com um grupo de trabalho que supervisiona a inovação da cidade para inteligência de mobilidade.
Jiang Guangzhi, vice-diretor do Departamento Municipal de Economia e Informatização de Beijing, disse que o teste de alta velocidade de veículos autônomos tem um alto limite de entrada. Os veículos de teste devem ser equipados com dispositivos relevantes e conectados a uma plataforma em nuvem para transmissão de dados em tempo real para garantir a segurança da passagem da via expressa.
Atualmente, a cidade tem 226 rotas para teste de veículos autônomos, totalizando aproximadamente 752,4 km, de acordo com o Centro de Inovação de Beijing para a Mobilidade Inteligente (BICMI) Co., Ltd.
Beijing emitiu placas temporárias para 99 veículos de 15 empresas, incluindo a gigante doméstica da internet Baidu e a plataforma chinesa DiDi Chuxing. Entre essas empresas, a startup de veículos autônomos chineses Pony.ai e a Baidu receberam licenças para testar seus carros sem motorista com passageiros a bordo.
Em termos de número de empresas que se inscreveram para testes de estrada autônomos, total de veículos não tripulados e quilometragem desses testes, Beijing está em primeiro lugar no país, disse o BICMI.