Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China fortalece resgate emergencial em província atingida por tempestade

Policiais ajudam uma criança na evacuação em Xinxiang, Província de Henan, centro da China, em 22 de julho de 2021. (Xinhua/Li Jianan)

Beijing, 23 jul – A China intensificou os esforços em resgate emergencial e alívio de desastres na Província de Henan, centro da China, onde tempestades sem precedentes causaram grandes devastações.

Na quinta-feira, o Ministério da Gestão de Emergências mobilizou mais uma equipe de 510 bombeiros com expertise em resgate aquático para as regiões atingidas por enchentes, provenientes de cinco províncias e cidades, em conjunto com 64 caminhões de abastecimento de água remoto e 50 barcos de borracha.

O Comando Nacional de Prevenção e Combate às Inundações e Seca e o ministério coordenaram com a Administração Nacional de Alimentos e Reservas Estratégicas e enviaram suprimentos de controle de enchentes, como barcos, coletes salva-vidas, geradores elétricos e bombas de sucção a Henan para apoiar o controle local de enchentes e o trabalho de resgate emergencial.

O Comando também enfatizou fazer todos os esforços no controle de enchentes, resgate emergencial e alívio de desastres para garantir efetivamente a segurança e propriedade do povo.

Ao presidir uma reunião do Comando na quinta-feira, o conselheiro de Estado chinês Wang Yong, que chefia a entidade, pediu à agência e autoridades locais de controle de enchentes que façam mais preparativos em prevenir grandes inundações e implementar trabalhos de resgate e alívio de desastres para minimizar as baixas e perdas.

Em Henan e outras regiões gravemente atingidas por enchentes, mais trabalhos devem ser feitos para continuar o resgate, reassentar as pessoas afetadas e restaurar a ordem de vida e produção, disse Wang, enfatizando a previsão do tempo severo de forma oportuna, fortalecendo a prevenção de desastres secundários e reforçando o controle de segurança para a produção, tráfego rodoviário e atrações turísticas.

O Comando também enviou uma equipe de trabalho para a cidade de Xinxiang na quinta-feira, que sofreu fortes tempestades. A equipe trabalhou com as autoridades locais para despachar barcos e pontes para resgatar moradores rurais locais e visitou a cidade de Dengfeng para inspecionar danos a residências, infraestrutura e o trabalho de transferência e reassentamento de pessoal.

Instou as autoridades locais relevantes a acelerar a drenagem de água, resolver o problema das interrupções de comunicação e transporte e alocar e distribuir materiais em áreas atingidas por enchentes, para garantir a subsistência básica das pessoas afetadas pelo desastre.

Sair da versão mobile