Beijing, 23 jul – A China intensificou os esforços em resgate emergencial e alívio de desastres na Província de Henan, centro da China, onde tempestades sem precedentes causaram grandes devastações.
Na quinta-feira, o Ministério da Gestão de Emergências mobilizou mais uma equipe de 510 bombeiros com expertise em resgate aquático para as regiões atingidas por enchentes, provenientes de cinco províncias e cidades, em conjunto com 64 caminhões de abastecimento de água remoto e 50 barcos de borracha.
O Comando Nacional de Prevenção e Combate às Inundações e Seca e o ministério coordenaram com a Administração Nacional de Alimentos e Reservas Estratégicas e enviaram suprimentos de controle de enchentes, como barcos, coletes salva-vidas, geradores elétricos e bombas de sucção a Henan para apoiar o controle local de enchentes e o trabalho de resgate emergencial.
O Comando também enfatizou fazer todos os esforços no controle de enchentes, resgate emergencial e alívio de desastres para garantir efetivamente a segurança e propriedade do povo.
Ao presidir uma reunião do Comando na quinta-feira, o conselheiro de Estado chinês Wang Yong, que chefia a entidade, pediu à agência e autoridades locais de controle de enchentes que façam mais preparativos em prevenir grandes inundações e implementar trabalhos de resgate e alívio de desastres para minimizar as baixas e perdas.
Em Henan e outras regiões gravemente atingidas por enchentes, mais trabalhos devem ser feitos para continuar o resgate, reassentar as pessoas afetadas e restaurar a ordem de vida e produção, disse Wang, enfatizando a previsão do tempo severo de forma oportuna, fortalecendo a prevenção de desastres secundários e reforçando o controle de segurança para a produção, tráfego rodoviário e atrações turísticas.
O Comando também enviou uma equipe de trabalho para a cidade de Xinxiang na quinta-feira, que sofreu fortes tempestades. A equipe trabalhou com as autoridades locais para despachar barcos e pontes para resgatar moradores rurais locais e visitou a cidade de Dengfeng para inspecionar danos a residências, infraestrutura e o trabalho de transferência e reassentamento de pessoal.
Instou as autoridades locais relevantes a acelerar a drenagem de água, resolver o problema das interrupções de comunicação e transporte e alocar e distribuir materiais em áreas atingidas por enchentes, para garantir a subsistência básica das pessoas afetadas pelo desastre.