Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Província de Henan ativa resposta de emergência de nível máximo devido a fortes chuvas

Hou Jianxun/Xinhua

Zhengzhou, 21 jul – A Província de Henan, no centro da China, iniciou nesta quarta-feira sua resposta de emergência de mais alto nível para inundações, visto que os desastres provocados pelas chuvas deixaram pelo menos 12 mortos e cinco feridos.

O comando provincial de controle de enchentes e alívio de secas de Henan ativou a resposta de emergência de nível I às 03h00 desta quarta-feira.

Até agora, 12 pessoas foram confirmadas mortas como resultado de uma chuva torrencial na área central de Zhengzhou, a capital provincial. Por volta das 18h00 de terça-feira, o metrô de Zhengzhou suspendeu todos os serviços, depois que muitas áreas da cidade sofreram severas inundações.

Ao mesmo tempo, mais de 160 trens na Estação Ferroviária no Leste de Zhengzhou foram suspensos, com um grande número de passageiros retidos.

De 16 de julho às 15h00 desta terça-feira, chuvas torrenciais afetaram mais de 280 mil moradores dos 31 distritos de Henan, e 14.680 pessoas foram realocadas para locais seguros. As intensas precipitações prejudicaram aproximadamente 20 mil hectares de safra.

A vila de Mihe, na cidade de Gongyi, que é administrada por Zhengzhou, foi inundada por fortes chuvas, com mais de 20 mil pessoas afetadas. O trabalho de resgate e busca pelos desaparecidos está em andamento.

Fortes chuvas foram registradas em 794 estações meteorológicas na província, incluindo cinco estações nacionais de observação meteorológica que relataram as maiores precipitações diárias desde que os registros meteorológicos começaram em Henan.

Notavelmente, das 20h00 de 17 de julho até às 20h00 da terça-feira, foi registrada uma precipitação total de 617,1 mm em Zhengzhou, cifra que se aproxima da precipitação anual média de 640,8 mm da cidade, informou a agência meteorológica de Zhengzhou.

A cidade registrou 201,9 mm de precipitação entre as 16h00 e 17h00 da terça-feira, um recorde horário no continente chinês. A cidade também bateu seu próprio recorde de precipitação em um único dia, atingindo seu nível mais alto desde que a estação meteorológica de Zhengzhou foi estabelecida em 1951.

Por quatro dias consecutivos a partir de 17 de julho, chuvas torrenciais atingiram áreas centrais e ocidentais da Província de Henan e devem durar até à noite da quarta-feira, de acordo com Zhang Ning, meteorologista-chefe do observatório meteorológico provincial.

As fortes chuvas aumentaram significativamente o risco de torrentes de montanha e desastres geológicos nas regiões montanhosas a oeste e noroeste da província.

Os níveis de água dos pequenos e médios cursos fluviais e reservatórios nas bacias dos rios Amarelo e Haihe subiram rapidamente, e ocorreram enchentes urbanas em grande escala e alagamentos de terras agrícolas.

Sair da versão mobile