Beijing, 15 jul – O explorador chinês de Marte Zhurong já percorreu 450 metros na superfície do planeta vermelho, anunciou o Centro de Exploração Lunar e Programa Espacial da Administração Espacial Nacional da China nesta quinta-feira.
Desde que pousou na superfície de Marte, o explorador tem viajado para o sul, a fim de realizar atividades de exploração e inspeção.
A câmera de terreno de navegação do explorador tira fotos do panorama marciano todos os dias. Mais recentemente, ela capturou imagens mostrando a tampa traseira e o pára-quedas do pousador a uma distância de 30 metros.
Até quinta-feira, Zhurong operou na superfície do planeta por 60 dias marcianos. Um dia marciano é aproximadamente 40 minutos mais longo que na Terra.
A espaçonave chinesa Tianwen-1, composta por um orbitador, um pousador e um explorador, foi lançada em 23 de julho de 2020. O pousador, que transportou o explorador, aterrissou na parte sul da Utopia Planitia, uma vasta planície no hemisfério norte de Marte, em 15 de maio.
O orbitador da Tianwen-1 opera na órbita há 357 dias.