Beijing, 13 jul – O presidente chinês, Xi Jinping, disse na terça-feira que a China está pronta para continuar fortalecendo a cooperação com a Ucrânia em vacinas e medicamentos tradicionais chineses, e ajudar o país a vencer a pandemia da COVID-19.
Xi fez as observações em uma conversa telefônica com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
Desde que a China e a Ucrânia estabeleceram sua parceria estratégica há 10 anos, os laços bilaterais têm mantido um impulso saudável e estável no desenvolvimento, e sua cooperação em várias áreas tem alcançado resultados positivos, trazendo benefícios tangíveis para o povo dos dois países, disse Xi.
Ele também disse que os dois países se uniram desde o ano passado na luta contra a pandemia da COVID-19, e realizaram cooperação em vacinas e outras áreas, aprofundando a amizade entre os dois povos.
O lado chinês está pronto para trabalhar em conjunto com a Ucrânia para levar adiante a amizade tradicional, aprofundar o entendimento mútuo, fortalecer a cooperação prática e aproveitar o 30º aniversário do estabelecimento de laços bilaterais no próximo ano como uma oportunidade para impulsionar ativamente as relações China-Ucrânia e ajudar os dois países a alcançar melhor seus respectivos objetivos de desenvolvimento, acrescentou Xi.
Observando as ondas recorrentes do surto, Xi disse que a única maneira da comunidade internacional ter um bom desempenho na árdua luta da humanidade contra o vírus é através da solidariedade e da cooperação.
Xi acrescentou que os dois lados devem aproveitar a construção conjunta de alta qualidade do Cinturão e Rota como uma oportunidade para impulsionar a cooperação em projetos como infraestrutura e serviço de trens de carga China-Europa, avançar a cooperação em produtos agrícolas e expandir o intercâmbio e a cooperação interpessoais.
Por sua vez, Zelensky observou que o lado chinês acaba de celebrar o 100º aniversário da fundação do Partido Comunista da China (PCC), dizendo que o lado ucraniano estendeu suas felicitações e deseja maiores realizações do povo chinês sob a liderança do PCC.
Diante da greve pela pandemia da COVID-19, o lado chinês ofereceu importante e oportuna assistência à Ucrânia, que desempenhou um papel importante na luta da Ucrânia contra a doença, disse ele, acrescentando que espera que os dois lados possam fortalecer a cooperação em vacinas, medicamentos e outras áreas.
Observando que o lado ucraniano atribui grande importância e se dedica a desenvolver uma parceria estratégica Ucrânia-China mais estreita, Zelensky disse que a Ucrânia adere firmemente à política de Uma Só China e está pronta para aproveitar o 10º aniversário da parceria estratégica bilateral, bem como o 30º aniversário do estabelecimento de laços bilaterais como uma oportunidade para promover o intercâmbio e a cooperação com a China em várias áreas.