Beijing, 14 jul – A China enviará 431 atletas, incluindo 24 campeões olímpicos, para os Jogos Olímpicos de Tóquio, para os quais a delegação chinesa foi revelada em Beijing na quarta-feira.
A delegação, incluindo 298 atletas mulheres e 133 atletas homens, competirá em 225 provas nos Jogos, que começarão em 23 de julho em Tóquio, Japão. Entre os 24 campeões olímpicos da delegação, 19 conquistaram o ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, enquanto 293 atletas farão sua estreia olímpica.
“Esta é a maior delegação olímpica que a China enviou ao exterior”, disse Gao Zhidan, vice-diretor da Administração Geral do Esporte da China, acrescentando que a delegação tem um total de 777 membros, incluindo 30 treinadores estrangeiros, e que quase todos os membros da delegação tomaram vacinas contra COVID-19.
Quan Hongchan, de 14 anos, que competirá na prova de mergulho feminino, é o membro mais jovem da delegação, enquanto Li Zhenqiang, de 52 anos, da equipe equestre, será o participante chinês mais velho nas Olimpíadas.
A campeã mundial de arremesso de peso Gong Lijiao, a bicampeã olímpica de taekwondo Wu Jingyu, o campeão mundial de tiro Pang Wei, a campeã olímpica de marcha atlética Liu Hong e o medalhista olímpico de prata de trampolim Dong Dong estão entre os atletas mais experientes da delegação, pois estão em sua quarta viagem olímpica.
A China prevê medalhas de ouro nos esportes tradicionalmente fortes, como tênis de mesa, badminton, ginástica, levantamento de peso, tiro e mergulho.