Beijing, 11 jul – O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), Xi Jinping, também presidente chinês e presidente da Comissão Militar Central, trocou neste domingo mensagens de congratulações com o secretário-geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC), Kim Jong Un, também presidente da Comissão dos Assuntos Estatais e comandante-chefe das forças armadas da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), pelo 60º aniversário da assinatura do Tratado de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua China-RPDC.
Em sua mensagem, Xi assinalou que, em 1961, os líderes da geração antiga de ambos os países tomaram a decisão estratégica visionária de assinar o tratado, que estabeleceu uma importante base política e legal para consolidar a amizade que os dois povos tinham forjado com sangue e para promover a cooperação amistosa bilateral de longo prazo.
Durante os últimos 60 anos, disse Xi, a China e a RPDC, com um apoio firme entre si e um esforço conjunto no espírito do tratado, fortaleceram a tradicional amizade fraternal entre os dois partidos e países, avançaram no desenvolvimento de suas respectivas causas socialistas e defenderam a paz e a estabilidade regionais e mundiais.
Xi lembrou que nos últimos anos se reuniu com Kim em diversas ocasiões para planejar o desenvolvimento das relações entre os dois partidos e países, assim como para enriquecer a amizade China-RPDC na nova era, e ambos atingiram uma série de importantes consensos.
Destacando que na atualidade está acelerando-se uma mudança de grande importância não vista em um século no cenário mundial, Xi salientou que está preparado para trabalhar com Kim para fortalecer a comunicação estratégica, traçar o rumo da relação China-RPDC e elevar o nível da cooperação amistosa entre ambos para assim gerar mais benefícios aos dois países e seus povos.
A China realizou recentemente grandes celebrações pelo centenário da fundação do PCC, e o povo da RPDC está se esforçando unido para implementar as decisões e disposições feitas no 8º Congresso do PTC, assinalou Xi, enfatizando que a China apoia com firmeza a RPDC no desenvolvimento de sua economia, melhora do bem-estar de seu povo e avanço vigoroso em sua causa de construção socialista.
Xi mostrou sua convicção de que o PTC e o povo da RPDC, sob a liderança de Kim, realizarão certamente novos e maiores êxitos.
Kim, em sua mensagem, disse que a assinatura do tratado demonstrou ao mundo a vontade firme dos dois partidos, assim como dos governos e povos de ambos os países, de promover o desenvolvimento de longo prazo da amizade RPDC-China, forjada com sangue sobre uma sólida base legal.
Nas últimas seis décadas, a RPDC e a China têm escrito uma orgulhosa história de amizade através do apoio e ajuda mútuos, acrescentou.
Ele assinalou que, nos últimos anos, diante de um panorama internacional complexo e em constante mudança, a confiança e a amizade de camaradas entre a RPDC e a China se aprofundaram cada vez mais e as relações bilaterais avançaram a um nível mais alto.
É a posição inquebrável do PTC e do governo da RPDC fortalecer e desenvolver de maneira contínua as relações de amizade e cooperação entre a RPDC e a China, ressaltou.
O PTC, o governo e o povo da RPDC darão maior importância à amizade com a China, um tesouro comum de ambas as partes, e avançarão de mãos dadas com o PCC, o governo e o povo da China na jornada sagrada de construção do socialismo e comunismo.
Congratulando de novo o PCC por seu centenário, Kim expressou seu desejo de que o PCC e o povo chinês obtenham mais êxitos na construção de um país socialista moderno em todos os aspectos e na realização da grande revitalização nacional.