Beijing, 8 jul – Uma reunião do comitê de estabilidade e desenvolvimento financeiro do Conselho de Estado abordou na terça-feira as reformas contínuas para desenvolver a economia de mercado socialista e buscar a abertura de alto padrão no setor financeiro da China.
A 53ª reunião do comitê estudou exaustivamente e implementou o importante discurso proferido por Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), na cerimônia que marcou o centenário do PCC em 1º de julho.
O encontro foi presidido pelo vice-premiê Liu He, que também é membro do Birô Político do Comitê Central do PCC e chefe do comitê de estabilidade e desenvolvimento financeiros. Foram deliberados importantes assuntos no setor financeiro e feitos arranjos para aprofundar a reforma das instituições financeiras baseadas em políticas.
Os participantes indicaram que o discurso de Xi traçou o caminho a seguir e ofereceu diretrizes fundamentais para avançar em direção à meta do segundo centenário.
Na reunião, foi enfatizada a importância de colocar os interesses das pessoas no primeiro lugar, aderindo à nova visão de desenvolvimento e buscando um desenvolvimento de alta qualidade no setor financeiro do país.
Também foi destacada a intensificação da pesquisa e o fortalecimento das reservas de política em tarefas importantes, incluindo o estabelecimento de um sistema de banco central moderno, melhoria do sistema regulatório financeiro, aprofundamento da reforma das instituições financeiras, otimização da estrutura das organizações financeiras, fortalecimento do desenvolvimento da infraestrutura financeira, melhoria do mecanismo para prevenir, controlar e lidar com riscos financeiros, desenvolvimento de finanças inclusivas, finanças verdes e finanças digitais, construção de um mercado de capital com características chinesas e promoção de um ciclo virtuoso em finanças, ciência e tecnologia e indústria.
Houve progresso na reforma das instituições financeiras baseadas em políticas, e mais esforços são necessários para continuar a promover tal reforma, de acordo com a reunião.
Os membros sublinharam a importância de impulsionar passo a passo a reforma das empresas existentes, melhorando a transparência de forma ordenada, fortalecendo a gestão de riscos e aperfeiçoando o mecanismo de incentivos.
Esforços também devem ser feitos para desempenhar plenamente o importante papel das instituições financeiras baseadas em políticas ao servir a economia real e a estratégia nacional, segundo a reunião.