Beijing, 6 jul – A 44ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO será aberta em 16 de julho em Fuzhou, capital da Província de Fujian, no leste da China.
A sessão está marcada entre 16 e 31 de julho e terá 45 candidatos revisados para a lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, anunciou o vice-ministro da Educação da China, Tian Xuejun, em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira.
Tian, também diretor da Comissão Nacional Chinesa para a UNESCO, acrescentou que a sessão será realizada online após sua cerimônia de abertura, sendo a primeira do tipo a revisar itens do patrimônio mundial via internet.
Zheng Jianmin, vice-governador de Fujian, prometeu esforços para implementar um rigoroso controle epidêmico contra COVID-19 e garantir a segurança cibernética do evento.
A China possui agora 55 patrimônios mundiais da UNESCO, ocupando o primeiro lugar no ranking empatada com a Itália, lembrou Tian.
Um item sobre Quanzhou, uma cidade costeira de Fujian apelidada de centro comercial marinho do mundo na China antiga, será revisado durante a sessão, revelou Zhang Lei, funcionário da Administração Estatal de Patrimônio Cultural.
A 44ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial estava inicialmente marcada para 29 de junho a 9 de julho de 2020, em Fuzhou, mas foi adiada devido ao impacto da pandemia de COVID-19.