Jiuquan, 5 jul – A China enviou um novo satélite meteorológico para a órbita planejada do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste do país, na manhã desta segunda-feira.
O Fengyun-3E (FY-3E) foi lançado por um foguete Longa Marcha-4C às 7h28 (horário de Beijing), na 377ª missão de voo da série de foguetes Longa Marcha, de acordo com a Administração Nacional do Espaço da China.
Equipado com 11 cargas úteis de sensoriamento remoto, o FY-3E será o primeiro satélite meteorológico do mundo em órbita matinal para o serviço civil.
Ele foi projetado com uma vida útil de oito anos e irá obter principalmente a temperatura atmosférica, umidade e outros parâmetros meteorológicos para aplicações de previsão numérica, melhorando a capacidade de previsão do tempo da China.
Ele também monitorará a cobertura global de neve e gelo, temperatura da superfície do mar, desastres naturais e ecologia para melhor responder às mudanças climáticas e prevenir e mitigar desastres meteorológicos.
Além disso, o satélite monitorará os ambientes solar e espacial e seus efeitos, bem como dados ionosféricos para atender às necessidades de previsões do tempo espacial e serviços de apoio.
O satélite e o foguete foram desenvolvidos pela Academia de Tecnologia de Voo Espacial de Shanghai e operam sob a responsabilidade da China Aerospace Science and Technology Corporation.