Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Chanceler chinês pede que países pratiquem multilateralismo real

Beijing, 3 jul – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, pediu que os países em todo o mundo defendam e pratiquem o multilateralismo real para responder efetivamente a vários desafios de segurança.

Wang fez as observações ao discursar na cerimônia de abertura do 9º Fórum Mundial da Paz na Universidade Tsinghua, em Beijing, no sábado.

Organizado pela universidade em parceria com o Instituto de Relações Exteriores do Povo Chinês, o fórum é um seminário não governamental com foco em segurança internacional. O tema do fórum deste ano é Cooperação Internacional em Segurança na Era Pós-Pandemia: Defendendo e Praticando o Multilateralismo.

Indicando que o país acabou de celebrar o centenário do Partido Comunista da China (PCC), Wang disse que o PCC sempre esteve comprometido com o desenvolvimento pacífico, equidade e justiça, e cooperação de benefício mútuo.

“Defender e praticar o verdadeiro multilateralismo é a direção correta para resolver problemas complicados no mundo de hoje e responder efetivamente a vários desafios de segurança tradicionais e não tradicionais. É também a única maneira de quebrar o jogo de soma zero, resistir ao bullying unilateral e alcançar verdadeiramente a paz duradoura e a segurança comum”, disse Wang.

Ele pediu que os países em todo o mundo lidem conjuntamente com os iminentes desafios globais, promovam a resolução política de importantes questões globais e se oponham a todas as práticas perigosas que criem artificialmente divisão e confronto.

A China promoverá os valores comuns da humanidade, aderirá ao verdadeiro multilateralismo, praticará ativamente o novo conceito de segurança e trabalhará com outros países para construir um mundo de paz duradoura e segurança universal, acrescentou Wang.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo