Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

PMI manufatureiro da China cai para 50,9 em junho

Trabalhadores trabalham em uma linha de montagem em uma base de produção da montadora chinesa Anhui Jianghuai Automobile Group Corp., Ltd., em Hefei, capital da Província de Anhui, leste da China, em 26 de maio de 2020. (Xinhua/Liu Junxi)

Beijing, 30 jun (Xinhua) — O índice de gerentes de compras (PMI, em inglês) para o setor manufatureiro da China chegou a 50,9 em junho, ligeiramente abaixo dos 51 em maio, segundo dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), divulgados nesta quarta-feira.

Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo reflete a contração. O PMI permaneceu na zona de expansão pelo 16º mês consecutivo, mostraram dados do DNE.

O subíndice para a produção ficou em 51,9 pontos, queda de 0,8 ponto percentual em relação ao mês anterior, indicando uma desaceleração na expansão da produção.

Os subíndices para novas encomendas subiu 0,2 ponto percentual para 51,5 em junho, o que mostra que a demanda do mercado no setor manufatureiro continuou a crescer.

O índice de novos pedidos de exportação ficou em 48,1 este mês, uma queda de 0,2 ponto percentual em do mês anterior, o que indica que as encomendas do exterior caíram no período, enquanto o índice de importação contraiu 1,2 ponto percentual para 49,7.

Os dados de quarta-feira também mostraram que o PMI do setor não manufatureiro da China chegou a 53,5 em junho, abaixo dos 55,2 em maio.

Sair da versão mobile