Beijing, 28 jun – O principal planejador econômico da China anunciou nesta segunda-feira que pretende comprar carne de porco para reabastecer as reservas central e locais, já que um índice que monitora os preços do produto caiu abaixo de um nível de alerta.
A média nacional dos preços da carne suína em relação aos preços dos grãos, ficou em 4,9 para 1 na semana passada, abaixo do nível de alerta de 5 para 1, revelou a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. O índice pode refletir a relação custo e lucro na suinocultura.
As autoridades lançaram um plano de trabalho no início de junho para melhorar o mecanismo de ajuste das reservas de carne suína para estabilizar o mercado, detalhando múltiplas medidas para evitar mudanças drásticas nos preços.
Desde o início do ano, os valores de suínos têm tendência de baixa por vários meses consecutivos. Dados do Departamento Nacional de Estatísticas mostraram que os preços caíram 11,2% no início de junho em comparação com o final de maio.
Embora as flutuações cíclicas da oferta e dos preços da carne de porco sejam um fenômeno mundial, tais volatilidades são especialmente elevadas na China, sob certo aspecto porque a maioria dos suínos do país são produzidos em fazendas familiares.