Beijing, 23 jun (Xinhua) — O presidente chinês, Xi Jinping, conversou com os três astronautas no módulo central da estação espacial do país, Tianhe, na manhã desta quarta-feira.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, realizou a conversa no Centro de Controle Aeroespacial de Beijing com Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo, que foram enviados ao espaço pela espaçonave Shenzhou-12 em 17 de junho.
Xi cumprimentou calorosamente os astronautas em nome do Comitê Central do PCC, do Conselho de Estado, da CMC e das populações de todos os grupos étnicos do país.
“Vocês são os primeiros astronautas estacionados no módulo central Tianhe e ficarão no espaço por três meses”, disse Xi durante a videochamada. “Todos nós nos importamos muito com vocês.”
Em resposta às perguntas de Xi sobre sua saúde, condições de vida e trabalho, Nie, comandante da tripulação, disse que eles estavam com boa saúde e que seus trabalhos estavam andando bem.
“Esta é minha terceira missão espacial. Trabalho e moro em Tianhe, e as condições estão cada vez melhores. Agora temos uma casa permanente operando em órbita e estamos orgulhosos do nosso grande Partido e pátria mãe”, disse Nie.
Liu disse ao presidente que esta era sua segunda missão espacial e que a considerava uma grande honra e responsabilidade.
“Mais tarde faremos uma série de experimentos de verificação tecnológica, incluindo duas atividades extraveiculares (EVAs) e operações de braço robótico. Faremos as operações com cautela para garantir o sucesso de todos os testes”, disse Liu.
Tang, que está em sua primeira missão espacial, disse que já se adaptou ao ambiente sem gravidade.
“Eu como, moro e trabalho bem, e posso fazer videochamadas com a minha família. Nossa casa no espaço é muito aconchegante e confortável e temos total confiança para concluir as próximas tarefas”, disse Tang.
Xi disse que ficou muito feliz ao conhecer que os astronautas estavam em boas condições e que seu trabalho avançavam como planejado.
“A construção da estação espacial é um marco na indústria espacial da China, que fará contribuições pioneiras para o uso pacífico do espaço pela humanidade”, disse Xi.
“Vocês são os representantes daqueles que estão se esforçando e avançando na indústria espacial da China na nova era. Espero que trabalhem juntos e concluam as próximas tarefas”, disse Xi.
Ele expressou sua esperança de que os três astronautas trabalhem e passem bem no espaço. “Estamos esperando seu retorno triunfante em Beijing.”
Antes da conversa, Xi testemunhou as operações do complexo em órbita, incluindo o módulo central e a Shenzhou-12, e o trabalho dos astronautas em órbita, por meio de uma grande tela na sala de comando do centro.
A tela mostrava Nie, Liu e Tang realizando treinamento em órbita com um braço robótico, inspecionando e definindo o status do traje espacial extraveicular em preparação para os EVAs.
A China lançou seu módulo central da estação espacial Tianhe em 29 de abril.
O vice-premiê Han Zheng, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, participou do evento da quarta-feira.