Beijing, 17 jun (Xinhua) — A China prometeu nesta quinta-feira fortalecer continuamente o apoio político mútuo com o Vietnã e injetar novo ímpeto na causa socialista dos dois países e em suas relações bilaterais na nova era.
As declarações foram anunciadas quando Li Zhanshu, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), realizou conversações com o presidente da Assembleia Nacional do Vietnã, Vuong Dinh Hue, por videoconferência.
Mencionando o importante consenso alcançado este ano entre os líderes dos dois países, assim como entre o Partido Comunista da China (PCC) e o Partido Comunista do Vietnã (PCV), Li disse que a China está disposta a trabalhar com o Vietnã para forjar uma comunidade com um futuro compartilhado de significado estratégico entre a China e o Vietnã.
Como este ano marca o centenário do PCC, Li disse que a China está disposta a obter a sabedoria da esplêndida história de intercâmbios amistosos e cooperação entre os dois partidos, para injetar novo ímpeto na causa socialista dos respectivos países, assim como nas relações entre os dois países e os dois partidos na nova era.
A China e o Vietnã, ambos os países socialistas liderados por partidos comunistas, enfrentam múltiplas tarefas comuns, disse Li.
Li pediu que as duas partes fortaleçam continuamente o apoio político mútuo, melhorem a sinergia entre a Iniciativa do Cinturão e Rota e o plano de “Dois Corredores e um Círculo Econômico”, garantam conjuntamente que os trabalhos de prevenção e controle da COVID-19 sejam implementados adequadamente e lidem apropriadamente com as disputas marítimas.
Também sublinhou que para os dois países, assim como para o PCC e o PCV, é imprescindível promover o consenso, fortalecer a cooperação e fazer esforços conjuntos relacionados para aderir ao caminho socialista, proteger-se contra a “Revolução Colorida” e responder eficazmente à conduta hegemônica de opressão e contenção do desenvolvimento dos países socialistas, entre outros.
Li disse que a APN está disposta a promover a cooperação amistosa entre órgãos legislativos, e fortalecer a coordenação em áreas relacionadas à luta contra a interferência, as sanções e a contenção, a fim de defender a equidade e a justiça internacionais e os interesses comuns dos países em desenvolvimento.
Por sua parte, Hue expressou a disposição para promover o efetivo progresso das relações bilaterais e prometeu fortalecer a comunicação e a cooperação com a APN.