Beijing, 17 jun (Xinhua) — A nave espacial tripulada chinesa Shenzhou-12 se acoplou com sucesso ao módulo central da estação espacial Tianhe nesta quinta-feira, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China.
A nave espacial, lançada na manhã de quinta-feira, completou a configuração do status orbital depois de entrar na órbita e conduziu um rápido encontro autônomo e se acoplou com o porto frontal de acoplamento de Tianhe às 15h54 (horário de Beijing), formando um complexo de três módulos com a nave de carga Tianzhou-2.
O processo inteiro levou aproximadamente 6 horas e meia.
Este é o primeiro encontro e acoplamento da Tianhe com uma nave espacial Shenzhou desde que foi enviada na órbita em 29 de abril.
A nave espacial, no topo de um foguete transportador Longa Marcha-2F, foi lançada do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no deserto de Gobi, no noroeste da China, às 9h22 (horário de Beijing).
Três astronautas a bordo da Shenzhou-12 – Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo – entrarão no módulo da Tianhe, de acordo com o plano da missão.
A China lançou a Tianzhou-2 em 29 de maio e a nave de carga se acoplou com a Tianhe em 30 de maio.