Beijing, 13 jun (Xinhua) — O presidente da China, Xi Jinping, ordenou que se faça o maior esforço para resgatar os feridos provocados pela explosão de gás ocorrida no domingo pela manhã na Província de Hubei, centro do país.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, pediu que as autoridades consolem as famílias das vítimas e investiguem o acidente em tempo hábil.
A explosão de gás ocorrida por volta das 6h40 em um mercado comunitário na cidade de Shiyan deixou 12 mortos e 37 gravemente feridos.
“Os responsáveis devem prestar contas”, sublinhou Xi na instrução.
Como ocorreram recentemente vários acidentes de segurança no trabalho e incidentes relacionados à segurança no campus em um número de lugares, Xi instruiu as autoridades locais e os departamentos pertinentes que tirem a lição, assumam todas as responsabilidades seriamente, desenvolvam um agudo sentido político e reforcem completamente as verificações sobre os perigos de segurança.
Xi pediu esforços para evitar graves emergências, garantir a segurança da vida e a propriedade das pessoas, manter a estabilidade social geral e criar um bom ambiente para as celebrações do centenário da fundação do PCC.
O primeiro-ministro Li Keqiang, em uma instrução separada, ordenou máximos esforços para organizar o trabalho de resgate, tratar os feridos e reduzir as mortes.
Li ordenou descobrir seriamente a causa do acidente, garantir uma responsabilidade estrita de acordo com a lei e as regulações, e pediu esforços para fortalecer a supervisão em áreas chave e identificar perigos potenciais para prevenir acidentes graves.
Em cumprimento das instruções, grupos de trabalho dos departamentos centrais foram enviados para guiar o manejo do acidente. Além disso, uma equipe médica nacional foi enviada a Shiyan.
Estão em andamento o resgate e o tratamento dos feridos.