Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

ONU libera 135 milhões de dólares para crises humanitárias subfinanciadas

Nações Unidas, 14 jun (China) — O coordenador de ajuda de emergência da ONU, Mark Lowcock, liberou na segunda-feira 135 milhões de dólares americanos do Fundo Central de Resposta a Emergências (CERF) para impulsionar as operações humanitárias em 12 países na África, nas Américas e no Oriente Médio.

O anúncio segue a divulgação de dados da semana passada, que mostram que mais de 350.000 pessoas estão passando por condições de fome na região de Tigré, na Etiópia, e que a ameaça de fome se aproxima em Burquina Faso, sul de Madagascar, nordeste da Nigéria, Sudão do Sul e Iêmen.

O financiamento será distribuído entre organizações de ajuda na Síria (20 milhões de dólares), a República Democrática do Congo (20 milhões de dólares) e Etiópia, com foco em Tigré (13 milhões de dólares). As operações de ajuda no Afeganistão, Nigéria e Sudão do Sul receberão cada uma 11 milhões de dólares.

O restante do financiamento irá para Madagascar (8 milhões de dólares), Venezuela (7 milhões de dólares), Chade (7 milhões de dólares), Burquina Faso (7 milhões de dólares), Camarões (5 milhões de dólares) e Moçambique (5 milhões de dólares). Outros 10 milhões de dólares serão direcionados a uma série de projetos que focam na programação para pessoas com deficiência.

“A fome está crescendo em vários lugares atualmente, então não há tempo a perder. Esta alocação do CERF pode significar a diferença entre a vida e a morte para milhões de pessoas que dependem de ajuda para sobreviver. Fornecerá itens essenciais, como água limpa, abrigo e alimentos para as pessoas que mais precisam, nos momentos de maior necessidade”, disse Lowcock.

“As necessidades humanitárias continuam ultrapassando o financiamento humanitário, e nem todas as crises humanitárias recebem atenção ou dinheiro igual. Mais do que nunca, o financiamento do CERF é uma ferramenta vital para corrigir esse desequilíbrio e garantir que o trabalho de ajuda crítica possa continuar, em todos os lugares”.

O CERF é uma das maneiras mais rápidas e inteligentes de ajudar as pessoas afetadas por crises. O fundo permite ações humanitárias oportunas, eficazes e que salvam vidas por parte de agências da ONU e outros para dar o pontapé inicial ou reforçar a resposta de emergência em qualquer lugar necessário. As decisões de alocação para emergências subfinanciadas são baseadas na análise detalhada de mais de 70 indicadores humanitários e ampla consulta às partes interessadas.

Desde sua criação pela Assembleia Geral da ONU em 2005, e com generosas contribuições de 129 Estados-membros e observadores, bem como de outros doadores, o CERF ajudou centenas de milhões de pessoas com mais de 7 bilhões de dólares em mais de 100 países e territórios. Isso inclui mais de 2,3 bilhões de dólares para crises subfinanciadas.

Sair da versão mobile