A foto mostra a combinação da espaçonave tripulada Shenzhou-12 e um foguete transportador Longa Marcha-2F depois que ele foi transferido para a área de lançamento do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, no noroeste da China, em 9 de junho de 2021. (Xinhua/Wang Jiangbo)
Jiuquan, 16 jun (China) — A nave espacial tripulada Shenzhou-12 será lançada às 9h22 (horário de Beijing) de quinta-feira do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, no noroeste da China, anunciou a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês) nesta quarta-feira.
A nave levará três astronautas homens – Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo – ao espaço para a construção da estação espacial da China, disse Ji Qiming, assistente do diretor da CMSA, em uma entrevista coletiva realizada no centro de lançamento.
Depois de entrar em órbita, a nave vai realizar um encontro automatizado rápido e acoplamento com o módulo central da estação espacial em órbita Tianhe, formando um complexo com o módulo central e a nave de carga Tianzhou-2. Os astronautas a bordo da Shenzhou-12 ficarão estacionados no módulo central e permanecerão em órbita por três meses.
O lançamento será realizado com um foguete transportador chinês Longa Marcha-2F, a ser abastecido de propelente nesta quarta, disse Ji.