Xi’an, 11 jun (China) — A indústria rural de comércio eletrônico cresceu muito nas regiões ocidentais da China em 2020, de acordo com um relatório industrial.
No ano passado, as áreas do oeste lideraram o crescimento do número de novos empreendedores na plataforma de e-commerce Taobao pela primeira vez em sua história, apontou o relatório, divulgado pelo Alibaba e por um instituto subordinado à Universidade de Economia e Direito de Zhongnan.
Nove regiões de nível provincial do oeste ficaram entre as dez principais do país, com o maior aumento em fundadores de lojas online, registrando um crescimento anual superior a 200%.
A Região Autônoma da Etnia Hui de Ningxia, no noroeste da China, liderou a lista com sua taxa de crescimento atingindo 420%, seguida pelas províncias de Yunnan e Guizhou, ambas no oeste, segundo o relatório.
O relatório também mostrou que o cluster industrial de comércio eletrônico está acelerando sua expansão para o oeste da China. As aldeias e distritos dedicados ao Taobao ganharam um forte impulso nessas áreas.
O número de aldeias dedicadas ao Taobao subiu de 19 para 71 em 2020, um aumento anual de 274%.
Enquanto estimula o desenvolvimento de indústrias-chave, o comércio eletrônico efetivamente reduzirá a disparidade das regiões ocidentais com as partes central e oriental do país, afirmou Pan Helin, especialista em economia da Universidade de Economia e Direito de Zhongnan.