Chongqing, 8 jun (China) — Os ministros das Relações Exteriores da China e da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, em inglês) se reuniram nesta segunda-feira para uma Reunião Especial dos Ministros das Relações Exteriores China-ASEAN em Celebração ao 30º Aniversário das Relações de Diálogo.
A reunião no Município de Chongqing, sudoeste da China, foi presidida pelo conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, e por Teodoro Locsin, secretário de Relações Exteriores das Filipinas, que serve como atual coordenador nacional para as relações ASEAN-China, com a presença do secretário-geral da ASEAN.
Nos últimos 30 anos, as relações China-ASEAN se desenvolveram muito rapidamente, liberando vitalidade vigorosa e cobrindo uma ampla área, afirmou Wang.
Segundo ele, os dois lados buscaram a harmonia e a cooperação de ganhos recíprocos e construíram um pilar importante para a paz e a estabilidade regionais, forjaram um motor poderoso para o desenvolvimento e a prosperidade, além de dar o exemplo mais bem-sucedido para a cooperação regional da Ásia-Pacífico.
Os dois lados criaram mecanismos de diálogo em vários níveis entre líderes, ministros e funcionários de alto escalão para conduzir uma comunicação estratégica oportuna sobre questões importantes, estabelecendo assim uma base sólida para o desenvolvimento das relações, disse Wang.
O volume de comércio entre a China e a ASEAN saltou de menos de US$ 8 bilhões para US$ 684,6 bilhões, um aumento de mais de 80 vezes. Os intercâmbios de pessoal ultrapassaram 65 milhões em 2019 e há quase 4.500 voos entre a China e o Sudeste Asiático todas as semanas. Além disso, os dois lados trocaram mais de 200 mil alunos e formaram mais de 200 pares de cidades irmãs, informou o chanceler chinês.
Ao longo dos últimos 30 anos, os dois lados se tornaram os maiores parceiros comerciais entre si, os parceiros de cooperação mais conotativos e os parceiros estratégicos mais dinâmicos por meio de esforços conjuntos, destacou Wang.
Observando que a China e a ASEAN devem se concentrar nos próximos 30 anos, Wang apresenta sugestões para que os dois lados realizem, mantenham e desenvolvem em conjunto um caminho de cooperação regional com características do Leste Asiático, criem uma parceria estratégica China-ASEAN de nível mais elevado e construam uma comunidade mais próxima com um futuro compartilhado.
Ambos os lados devem aprofundar a cooperação antiepidêmica, disse Wang, acrescentando que a China continuará a desempenhar seu papel como um grande país responsável para fazer o seu melhor para fornecer vacinas aos países da ASEAN e fortalecer a cooperação em pesquisa e desenvolvimento, produção e aquisição de vacinas, vacinação e supervisão com outros países.
Observando que ambos os lados precisam impulsionar a recuperação econômica, Wang assinalou que a China e a ASEAN devem criar um novo cenário e uma nova situação para a cooperação China-ASEAN após a pandemia.
De acordo com ele, os dois lados devem cooperar na economia azul e criar destaques de cooperação na conservação de recursos pesqueiros, na proteção do meio ambiente marinho, bem como na prevenção e mitigação de desastres marítimos.
Wang também exortou uma melhora nas relações. Ele disse que ambos os lados devem explorar a possibilidade de elevar as relações China-ASEAN a parceiros estratégicos abrangentes e estabelecer uma nova referência para a cooperação China-ASEAN.
Ressaltando que o Código de Conduta no Mar do Sul da China deve ser alcançado o quanto antes, Wang apontou que a China está pronta para reforçar o diálogo e as consultas com as partes interessadas no Mar do Sul da China, administrar adequadamente as diferenças e aumentar a confiança mútua.
Ele também pediu que ambos os lados defendam o multilateralismo e trabalhem juntos para promover os valores asiáticos.
Os ministros das Relações Exteriores dos países da ASEAN estenderam felicitações pelo 100º aniversário da fundação do Partido Comunista da China, afirmando plenamente os resultados frutíferos alcançados desde que a ASEAN e a China estabeleceram relações de diálogo nos últimos 30 anos.
As relações ASEAN-China são as relações mais importantes e frutíferas entre a ASEAN e outras parcerias de diálogo, informaram eles, acrescentando que os países da ASEAN gostariam de trabalhar com a China para levar as relações ASEAN-China a um novo patamar.