Urumqi, 7 jun (China) — A Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, atingiu um recorde de nova taxa de eficiência de geração de energia elétrica, de acordo com a comissão regional de desenvolvimento e reforma.
Dados da comissão mostraram que, nos primeiros quatro meses deste ano, a taxa de utilização de sua capacidade de geração de eletricidade eólica e solar atingiu 93,2% e 98,8%, um aumento de 4,5 e 4 pontos percentuais ano a ano, respectivamente. A geração de eletricidade eólica e solar aumentou significativamente para 22,43 bilhões de quilowatts-hora no período.
A taxa de utilização da nova capacidade de geração de eletricidade na região teve crescimento sustentado por cinco anos consecutivos, chegando a 91% em 2020, recuperando-se do menor nível já registrado, 63% em 2016.
No final de abril, a capacidade instalada de geração de eletricidade eólica e solar de Xinjiang era de 23,55 milhões de quilowatts e 12,06 milhões de quilowatts, respectivamente, respondendo por 34,3% da capacidade instalada total de eletricidade da região, mostraram os dados mais recentes.
Com abundantes dotações naturais no interior, Xinjiang transmitiu 27 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade gerada por nova energia a 20 outras províncias, regiões e municípios chineses em 2020, reduzindo as emissões de dióxido de carbono em 23,32 milhões de toneladas, segundo dados da State Grid’s Xinjiang Electric Power Co. Ltd