Seul, 13 mai (China) — A oferta de moeda da Coreia do Sul seguiu aumentando com a continuação da baixa taxa de juros recorde, mostraram dados do banco central na quinta-feira.
O M2, ou moeda ampla, totalizou 3.313,1 trilhões (2,93 trilhões de dólares americanos) em março, 11,0 por cento a mais que no mesmo mês do ano passado, de acordo com o Banco da Coreia (BOK).
O aumento de dois dígitos veio por trás da taxa de juros recorde de baixa. O BOK deixou sua taxa básica inalterada em uma baixa de todos os tempos de 0,50 por cento desde maio do ano passado para lidar com a queda econômica causada pela pandemia de COVID-19.
O M1, ou dinheiro restrito, subiu 24,5 por cento em março em relação ao ano anterior.
O M1 refere-se a moeda em circulação, depósito à vista e depósito de poupança transferível equivalente a dinheiro. O M2 adiciona fundos do mercado monetário, depósitos a prazo e produtos financeiros com vencimento em menos de dois anos ao M2.
A liquidez das instituições financeiras, denominadas Lf, ganhou 9,3 por cento no mês citado. A expansão anual do agregado de liquidez, a medida mais ampla da oferta de moeda, foi de 9,6 por cento.
O Lf inclui produtos financeiros com prazo de vencimento superior a dois anos e liquidez em seguradoras e corretoras junto com M2. O agregado de liquidez adiciona títulos estaduais e corporativos ao Lf.