Foto tirada em 7 de janeiro de 2020 mostra sedãs produzidos pela China na gigafábrica da Tesla em Shanghai, leste da China. (Xinhua/Ding Ting)
Beijing, 14 mai (China) — A China continua sendo um destino popular para investimento estrangeiro direto (IED), registrando um aumento substancial no período de janeiro a abril.
O IED na parte continental da China aumentou 38,6% anualmente no uso real, chegando a 397,07 bilhões de yuans (US$ 61,45 bilhões) no período, anunciou o Ministério do Comércio nesta quinta-feira.
O volume aumentou 30,1% em relação ao mesmo período de 2019.
O investimento estrangeiro na indústria de serviços aumentou 46,8% anualmente, para 312,94 bilhões de yuans, com o investimento estrangeiro no setor de serviços de alta tecnologia crescendo 34%.
De janeiro a abril, os investimentos da Associação das Nações do Sudeste Asiático cresceram 65,2% anualmente e os dos países ao longo do Cinturão e Rota e da União Europeia aumentaram 62,8% e 9,2%, respectivamente.
Os investimentos estrangeiros atualmente usados pelas regiões no leste, centro e oeste da China aumentaram 39,1%, 37,5% e 30,3%, respectivamente.
Os profissionais industriais atribuíram o ímpeto de crescimento sustentável no investimento estrangeiro à sólida base econômica e consistentes medidas de abertura do país, mostrando a confiança dos investidores no desenvolvimento econômico da China.
Eles sugeriram que a China deve abrir-se ainda mais e estabilizar o investimento estrangeiro, levando em consideração as mudanças no ambiente externo.