Uma trabalhadora médica prepara uma dose da vacina contra COVID-19 da Sinovac da China durante um programa de vacinação em massa com os profissionais de saúde como grupo prioritário em Surabaya, Indonésia, em 31 de janeiro de 2021. (Aditya Hendra/Xinhua)
Jacarta, 12 mai (China) — A vacina CoronaVac, desenvolvida pela biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech, reduziu efetivamente o risco de sintomas de COVID-19 em profissionais da saúde em 94%, mostrou um estudo do Ministério da Saúde da Indonésia.
O chefe da equipe de pesquisa, Pandji Dhewantara, informou na quarta-feira que o estudo realizado de 13 de janeiro a 18 de março deste ano envolveu 128.290 profissionais que não foram infectados pela COVID-19.
“A conclusão foi feita após eles receberem a segunda dose da vacina de COVID-19”, disse Dhewantara.
O estudo também concluiu que, a vacina da Sinovac foi 96% eficaz na proteção de trabalhadores médicos contra internações decorrentes da infecção pelo coronavírus e 98% eficaz na prevenção de mortes devido à pandemia.
A porta-voz do Ministério da Saúde para a vacinação contra COVID-19, Siti Nadia Tarmizi, disse que os profissionais de saúde pertencem ao grupo de maior risco de infecção pela COVID-19, pois estão trabalhando na linha de frente no combate à pandemia.
Tarmizi também enfatizou a importância de mais pessoas tomarem a vacina contra COVID-19, para alcançar a imunidade de rebanho e acabar com a pandemia o mais breve possível no país do Sudeste Asiático.
A Indonésia tem sido duramente atingida pela pandemia, com seus profissionais de saúde mais sujeitos a infecções. Até o final de abril, pelo menos 900 trabalhadores médicos indonésios haviam morrido por causa da COVID-19, de acordo com Lapor-Covid-19, uma iniciativa independente de dados sobre o coronavírus.