Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Imunização de futebolistas uruguaios começa com vacina da chinesa Sinovac

Jogadores de futebol da primeira divisão do Uruguai recebem sua primeira dose da vacina COVID-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, no Estádio Centenário em Montevidéu, Uruguai, em 6 de maio de 2021. (Xinhua/Nicolas Zelaya)

Montevidéu, 6 mai (China) — Os jogadores de futebol da primeira divisão do Uruguai começaram nesta quinta-feira a se vacinar contra a doença do novo coronavírus (COVID-19) com uma vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e doada pela empresa à Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).

“É um marco histórico que gera muita esperança e muita alegria”, disse o vice-presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Gastón Tealdi, à Xinhua no local de vacinação localizado no Estádio Centenário, na capital Montevidéu.

O objetivo é “blindar a maior parte do sistema de futebol de uma forma e fornecer garantias [de saúde]”, disse Tealdi.

Fabian Estoyanoff, atacante de 38 anos do Centro Atlético Fénix e ex-membro da seleção nacional uruguaia, disse aos repórteres: “é ótimo que possamos começar o campeonato e já temos pelo menos a primeira dose”.

Questionado sobre o início da temporada ser adiado para 15 de maio a pedido do governo, Estoyanoff disse: “Vamos esperar que esta semana os casos [da COVID-19 no país] comecem a diminuir, e que quando o campeonato começar não haverá mais interrupções e que possa haver futebol contínuo”.

Os 16 clubes de futebol da primeira divisão do Uruguai, a seleção nacional, as equipes femininas, funcionários da AUF, juízes e jogadores de futebol de praia estão programados para serem vacinados entre quinta e sexta-feira.

A AUF recebeu da CONMEBOL 3.600 doses da vacina da Sinovac.

Alejandro Domínguez (C), presidente da Federação Sul-Americana de Futebol, Wang Gang (D), embaixador chinês no Uruguai, e Ignacio Alonso (E), presidente da Associação Uruguaia de Futebol, posam para fotos na chegada da vacina chinesa Sinovac no Aeroporto Internacional de Carrasco em Montevidéu, Uruguai, em 29 de abril de 2021. (Xinhua/Nicolas Zelaya)
Sair da versão mobile