Jogadores de futebol da primeira divisão do Uruguai recebem sua primeira dose da vacina COVID-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, no Estádio Centenário em Montevidéu, Uruguai, em 6 de maio de 2021. (Xinhua/Nicolas Zelaya)
Montevidéu, 6 mai (China) — Os jogadores de futebol da primeira divisão do Uruguai começaram nesta quinta-feira a se vacinar contra a doença do novo coronavírus (COVID-19) com uma vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e doada pela empresa à Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).
“É um marco histórico que gera muita esperança e muita alegria”, disse o vice-presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Gastón Tealdi, à Xinhua no local de vacinação localizado no Estádio Centenário, na capital Montevidéu.
O objetivo é “blindar a maior parte do sistema de futebol de uma forma e fornecer garantias [de saúde]”, disse Tealdi.
Fabian Estoyanoff, atacante de 38 anos do Centro Atlético Fénix e ex-membro da seleção nacional uruguaia, disse aos repórteres: “é ótimo que possamos começar o campeonato e já temos pelo menos a primeira dose”.
Questionado sobre o início da temporada ser adiado para 15 de maio a pedido do governo, Estoyanoff disse: “Vamos esperar que esta semana os casos [da COVID-19 no país] comecem a diminuir, e que quando o campeonato começar não haverá mais interrupções e que possa haver futebol contínuo”.
Os 16 clubes de futebol da primeira divisão do Uruguai, a seleção nacional, as equipes femininas, funcionários da AUF, juízes e jogadores de futebol de praia estão programados para serem vacinados entre quinta e sexta-feira.
A AUF recebeu da CONMEBOL 3.600 doses da vacina da Sinovac.