Beijing, 28 abr (China) — O presidente chinês, Xi Jinping, enviou nesta quarta-feira uma mensagem de condolências ao chefe do Conselho Militar de Transição (CMT) do Chade, Mahamat Idriss Deby, pela morte do presidente chadiano Idriss Deby Itno.
Em sua mensagem, Xi, em nome do governo e do povo chinês e em seu próprio nome, expressou profundo pesar e sinceras condolências ao governo, ao povo chadiano e aos parentes do falecido presidente Deby.
Xi apontou que o presidente Deby liderou o povo chadiano a salvaguardar a segurança soberana nacional e a integridade territorial, promover o desenvolvimento socioeconômico nacional e lutar para manter a paz e a estabilidade regionais.
Durante sua vida, o presidente Deby atribuiu grande importância ao desenvolvimento das relações com a China, promoveu ativamente intercâmbios e cooperações entre os dois países em vários campos e fez importantes contribuições para promover o desenvolvimento de relações amistosas e cooperativas entre a China e o Chade, observou Xi.
Xi disse que atribui grande importância à amizade entre os povos da China e do Chade, e que a China está disposta a trabalhar com o Chade para avançar suas relações bilaterais em benefício dos dois países e de seus povos.