Beijing, 27 abr (China) — O primeiro-ministro Li Keqiang pediu nesta segunda-feira esforços para intensificar governança limpa e a campanha anticorrupção nos departamentos governamentais da China.
Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), fez os comentários em uma reunião do Conselho de Estado sobre a governança limpa.
Zhao Leji, secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do PCC, e o vice-premiê Han Zheng, ambos membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, participaram da reunião.
Embora reconhecendo os esforços dos departamentos governamentais em áreas relevantes durante o ano passado que promoveram efetivamente o trabalho na prevenção e controle da epidemia e no desenvolvimento econômico e social, Li disse que a corrupção e a má conduta ainda representam desafios em algumas áreas.
Ele exigiu esforços constantes para promover uma governança limpa e fortalecer a anticorrupção nos órgãos governamentais, e pediu medidas para dar pleno desempenho ao papel de liderança da rigorosa autogovernança do Partido, garantindo que as metas e tarefas para o desenvolvimento econômico e social deste ano sejam cumpridas.
Li enfatizou a implementação de políticas como cortes de impostos e taxas, a fim de ajudar as entidades de mercado a se recuperarem e ganharem mais vitalidade. Ele pediu esforços para garantir que a alocação direta dos fundos fiscais desempenhe um melhor papel para beneficiar as pessoas e as empresas.
Mais trabalho deve ser feito para fortalecer a supervisão do investimento em campos relacionados à subsistência da população, incluindo emprego, educação, atendimento médico e assistência aos idosos, observou Li.
O governo deve apertar o cinto e reduzir as despesas para permitir mais financiamento para a subsistência da população, enquanto aprofunda as reformas para simplificar a administração e delegar poderes para mobilizar ainda mais as entidades do mercado e estimular a criatividade social, disse.
Li também solicitou aos governos em todos os níveis que resolvam questões práticas para beneficiar a população.