Fuzhou, 26 abr (China) — A China e a ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) provavelmente verão o valor combinado de suas economias digitais atingir US$ 9,58 trilhões até 2025, com bases sólidas para mais cooperação pela frente, de acordo com um livro branco.
A economia digital da China vem crescendo a uma taxa anual média de mais de 17% desde 2016, enquanto a taxa para a ASEAN superou 34%, revela o documento publicado na quarta Cúpula China Digital na cidade de Fuzhou, leste do país, de domingo a segunda-feira.
“Este ano marcará um novo início para a cooperação China-ASEAN na economia digital”, aponta o livro branco emitido por um centro de pesquisa de cibersegurança industrial supervisionado pelo Ministério da Indústria e Informatização.
Os dois lados farão um plano de ação este ano para 2021 a 2025 sobre a implementação da cooperação nesse sentido, anuncia o documento.
As principais áreas de cooperação entre a China e a ASEAN nos últimos anos incluem cidades inteligentes, comércio eletrônico e governança do ciberespaço. Ambos os lados também se uniram no avanço da tecnologia digital para combater a pandemia da COVID-19.
O mercado digital na China e na ASEAN representa um enorme potencial de consumo, uma vez que sua população total de internautas se aproximou de 1,49 bilhão em 2020, de acordo com o livro branco.