Washington, 22 abr (Xinhua) — A visita à China pelo Enviado Presidencial Especial dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry, na semana passada, reaviveu a cooperação bilateral sobre a mudança climática, segundo a revista online The Diplomat.
“A visita de Kerry traz a mudança climática firmemente de volta à agenda China-EUA”, noticiou a reportagem publicada nesta terça-feira.
“A declaração conjunta incluiu alguns compromissos bem-vindos e manteve a esperança de mais progressos no futuro”, segundo o texto.
O enviado esteve no país asiático de 14 a 17 de abril, a convite da parte chinesa, e realizou conversas com o Enviado Especial da China para a Mudança Climática, Xie Zhenhua, em Shanghai, e comunicou-se por videoconferência com o vice-premiê chinês Han Zheng.
Após as conversações, a China e os Estados Unidos emitiram um comunicado conjunto, no qual ambos os lados concordaram em se comprometer a cooperar entre si e com outros países para enfrentar a crise climática e trabalhar juntos e com outras partes para fortalecer a implementação do Acordo de Paris.