Beijing, 22 abr (Xinhua) — O Museu Nacional da China revelou uma coleção de cerâmicas antigas, produzidas e escavadas na Província de Shanxi, no norte do país, em uma exposição aberta nesta quinta-feira.
Organizada em conjunto pelo museu e pela autoridade do patrimônio cultural de Shanxi, a exposição inclui mais de 150 peças de cerâmica criadas por volta do século XII na atual cidade de Hejin, que foi por longo tempo um centro de porcelana desde a Dinastia Tang (618-907) e teve seu auge durante a Dinastia Song (960-1279) e a Dinastia Jin (1115-1234).
Como resultado de uma escavação arqueológica em 2016, essas cerâmicas preencheram a lacuna na história da manufatura de porcelana da região e forneceram informações valiosas sobre as técnicas, nível de artesanato e toda a cadeia industrial de porcelanas durante as dinastias Song e Jin, destacou o Museu Nacional.
Por meio da tecnologia multimídia, a exposição também oferece ao público uma experiência panorâmica e imersiva, simulando cenas em antigas oficinas de porcelana, fornos e poços.