Beijing, 21 abr (Xinhua) — O presidente da China, Xi Jinping, disse nesta terça-feira que a China, enquanto promove a vacinação dentro do país de forma abrangente, continuará a realizar a cooperação vacinal com a Indonésia, ajudará a Indonésia a construir um centro regional de produção de imunizantes e resistirá conjuntamente a “divisão de vacinas”.
Em uma conversa por telefone com o presidente indonésio, Joko Widodo, Xi ressaltou que tanto a China quanto a Indonésia dão grande importância à vida e à saúde da população e se opõem ao “nacionalismo vacinal”, observando que a cooperação em vacinas entre os dois países está na vanguarda mundial.
A China, acrescentou Xi, incluiu os cidadãos estrangeiros em seu território, entre os quais os da Indonésia, em seu plano de inoculação, e espera que a Indonésia também forneça apoio ativo aos cidadãos chineses em seu país.
Diante de mudanças profundas e de uma pandemia, ambas não vistas em um século, enfatizou Xi, a China está pronta para se unir à Indonésia para aumentar a confiança mútua estratégica, aprofundar o consenso estratégico, fortalecer a coordenação estratégica, defender o multilateralismo, salvaguardar a equidade e a justiça, promover a governança climática global, defender os interesses comuns dos países em desenvolvimento e avançar na construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
Xi observou que a cooperação comercial e de investimento entre a China e a Indonésia continuou crescendo apesar da pandemia de COVID-19, mostrando forte resiliência e grande potencial.
Com a China tendo embarcado na nova jornada de construção plena de um país socialista moderno, e a Indonésia marchando rumo a sua meta centenária de salto de desenvolvimento, os dois países estão agora diante de amplas perspectivas de cooperação, apontou Xi.
A China saúda a Indonésia para aproveitar a oportunidade criada pelo fomento de um novo paradigma de desenvolvimento pela China e para avançar na cooperação prática bilateral em várias áreas de forma coordenada, disse ele, sugerindo que os dois países sinergizem melhor a Iniciativa de Cinturão e Rota e a visão da Indonésia do Fulcro Marítimo Global, e cooperem em maior escala e com mais qualidade.
Os dois lados, acrescentou Xi, devem impulsionar continuamente projetos de cooperação em infraestrutura como a ferrovia de alta velocidade Jacarta-Bandung, implementar seriamente projetos-chave, incluindo o corredor econômico regional abrangente, fomentar novos campos de crescimento como novas energias e cooperação marítima, e fortalecer a cooperação em economia digital e outros setores.
Xi manifestou que a China incentiva a Indonésia a expandir as exportações de produtos de qualidade para a China e apoia as empresas chinesas no aumento dos investimentos no país do Sudeste Asiático.
Os dois lados devem promover a implementação da Parceria Econômica Abrangente Regional e promover a liberalização do comércio e integração econômica regionais, acrescentou.
Por sua vez, Widodo parabenizou o centenário de fundação do Partido Comunista da China ( PCC).
Sob a forte liderança do PCC, a China alcançou sucesso em várias áreas de desenvolvimento e, especialmente, obteve enormes realizações na redução da pobreza e no desenvolvimento econômico, contribuindo positivamente para o desenvolvimento da Indonésia e de outros países da região, afirmou.
Observando que a Indonésia e a China são países bons amigos e bons irmãos, Widodo indicou que a Indonésia espera aprender com a experiência relevante da China e está pronta para aprofundar os laços econômicos e comerciais bilaterais, promover ativamente a construção da ferrovia de alta velocidade Jacarta-Bandung, fortalecer os intercâmbios interpessoais e, em conjunto, construir o Cinturão e Rota.
Widodo agradeceu à China por superar as dificuldades para prestar uma assistência valiosa na luta do país contra a epidemia da COVID-19, e expressou sua esperança de continuar fortalecendo a cooperação com a China na produção de vacinas.