Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Palácio tibetano de Norbulingka passa por uma nova restauração

Foto tirada em 29 de março de 2021 mostra que Norbulingka, um patrimônio mundial em Lhasa, capital da Região Autônoma do Tibet, sudoeste da China, está passando por uma restauração. (Xinhua/Jigme Dorje)

Lhasa, 21 abr (Xinhua) — O Norbulingka, um patrimônio mundial na Região Autônoma do Tibet, sudoeste da China, está passando por uma restauração.

O país destinou 38,68 milhões de yuans (US$ 5,9 milhões) para dourar mais de 855 metros quadrados de telhados, reformar mais de 10 mil metros quadrados de telhados tibetanos tradicionais e consertar relíquias culturais.

“Depois de anos de erosão, os telhados dourados dos edifícios antigos e suas instalações de apoio oxidaram e ficaram pretos. A água também começou a entrar”, disse Penpa Droma do escritório de administração de Norbulingka. “O projeto de restauração foi aprovado em 2017 após anos de pesquisa e os trabalhos preparatórios foram lançados no final de 2020.”

Construído em meados do século 18, o Norbulingka foi adicionado à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 2001 como parte do conjunto histórico do Palácio de Potala.

Sair da versão mobile