Beijing, 20 abr (Xinhua) — O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta terça-feira que a China continuará a trabalhar com outras partes na cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota.
Ao fazer um discurso por vídeo na cerimônia de abertura da Conferência Anual 2021 do Fórum Boao para a Ásia, Xi disse que a China expandirá a cooperação em saúde com várias partes no controle de doenças infecciosas, saúde pública, medicina tradicional e outras áreas para proteger conjuntamente a vida e a saúde das pessoas em todos os países.
A China construirá uma parceria mais estreita para a conectividade e trabalhará com todos os lados para promover uma “conectividade rígida” de infraestrutura e uma “conectividade suave” de regras e padrões, disse Xi.
Ele destacou que o país construirá uma parceria mais estreita para o desenvolvimento verde e pediu o fortalecimento da cooperação em infraestrutura verde, energia verde e finanças verdes.
Ele também pediu a melhoria da Coalizão Internacional de Desenvolvimento Verde da Iniciativa do Cinturão e Rota, dos Princípios de Investimento Verde para o Desenvolvimento do Cinturão e Rota e de outras plataformas de cooperação multilateral “para tornar a sustentabilidade uma característica marcante da cooperação do Cinturão e Rota”.
Xi ressaltou que a China trabalhará com todos os participantes dispostos a transformar a Iniciativa do Cinturão e Rota em um caminho para o alívio da pobreza e o crescimento.
Até 2030, os projetos do Cinturão e Rota poderão ajudar a tirar 7,6 milhões de pessoas da pobreza extrema e 32 milhões da pobreza moderada em todo o mundo, disse Xi, citando um relatório do Banco Mundial.
“Atuaremos com espírito de abertura e inclusão ao trabalharmos com todos os participantes dispostos a transformar a Iniciativa do Cinturão e Rota em um caminho para a redução da pobreza e o desenvolvimento, o que contribuirá positivamente para a prosperidade comum da humanidade”, disse.