Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Mega projeto hidrelétrico estará totalmente operacional em julho no sudoeste da China

Foto tirada em 29 de junho de 2020 mostra água jorrando de uma canaleta da usina hidrelétrica de Wudongde, na fronteira das províncias de Sichuan e Yunnan, no sudoeste da China. (Xinhua/Hu Chao)

Kunming, 19 abr (Xinhua) — As últimas quatro unidades de geração de eletricidade da usina hidrelétrica de Wudongde, que será o quarto maior projeto hidrelétrico da China e o sétimo maior do mundo após a conclusão, entraram na fase final de montagem e estão programadas para estarem totalmente operacionais em 1º de julho.

Com a construção iniciada em dezembro de 2015, o primeiro lote de unidades de geração de eletricidade da estação começou a gerar energia em junho de 2020. Ao todo, oito unidades já foram colocadas em operação. A capacidade total instalada da estação é de 10,2 milhões de quilowatts.

“Os principais indicadores de desempenho atingiram ou excederam os padrões nacionais desde que as unidades foram colocadas em operação”, disse Wang Jintao, chefe da usina de Wudongde da China Three Gorges Corporation.

Wang acrescentou que até a meia-noite de domingo, a estação gerou 20,2 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade, que podem substituir cerca de 6,27 milhões de toneladas de carvão padrão e reduzir as emissões de dióxido de carbono e dióxido de enxofre em aproximadamente 15,68 milhões de toneladas e 53 mil toneladas, respectivamente.

Abrangendo o rio Jinsha nos trechos superiores do rio Yangtze, a estação é um grande projeto hidrelétrico que promove o desenvolvimento de alta qualidade do Cinturão Econômico do Rio Yangtze.

Sair da versão mobile