Boao, Hainan, 19 abr (Xinhua) — Há muito a China mantém uma cooperação estreita com a comunidade internacional na redução da pobreza e no desenvolvimento rural e espera aprofundar essa cooperação, disse nesta segunda-feira Wang Zhengpu, chefe da administração nacional para vitalização rural.
As práticas de redução da pobreza da China, incluindo maior investimento em construção de infraestrutura, redução da pobreza direcionada e mobilização da população empobrecida do país, são aplicáveis em outros países, disse Wang em um sub-fórum da conferência anual do Fórum Boao para a Ásia.
“Agora que a China erradicou a pobreza absoluta em todo o país, estamos dispostos a compartilhar nossa experiência com o resto do mundo e contribuir para a causa global da redução da pobreza”, disse ele.
Ele acrescentou que a China está aprendendo com a experiência de outros países em impulsionar seu contínuo esforço de vitalização rural e espera por mais apoio e assistência da comunidade internacional.
A opinião de Wang foi compartilhada por Jeffrey Sachs, economista americano e autor do livro best-seller “The End of Poverty”. Sachs participou do sub-fórum e fez um discurso por link de vídeo.
Sachs disse que o sucesso na redução da pobreza da China é um modelo importante e pode fornecer assistência para a África na busca do próprio desenvolvimento.
Sachs disse apreciar o fato de a China compartilhar sua ampla experiência de desenvolvimento orientado por objetivos com a África e cooperar com a África em áreas como infraestrutura, inovação agrícola e desenvolvimento de negócios. Fim